quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Bom Pastor



Jo 10, 27-30

Naquele tempo, disse Jesus: «As Minhas ovelhas escutam a Minha voz. Eu conheço as Minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só.»


Na terra de Jesus havia muitos rebanhos. E como as pessoas que o escutavam era gente simples, ele usou a comparação do rebanho e dos pastores para dizer duas coisas muito importantes.

1-Jesus é o verdadeiro pastor

É um pastor bom que conhece cada uma das ovelhas pelo nome. Quer que elas tenham vida em abundância e, por isso, leva-as às melhores pastagens. E cuida das ovelhas feridas.
Mas ele é, sobretudo, um pastor valente, forte, corajoso, sem medo. Arrisca a vida pelas suas ovelhas. Diz ele: «Comigo nenhuma ovelha vai morrer. Ninguém irá conseguir-me tirar uma ovelha sequer da minha mão».

2-Nós somos o seu rebanho

Porque Jesus é um pastor bom, nós seguimo-lo livremente. Escutamos a sua voz e vamos para onde ele nos indica, pois sabemos que quer o nosso bem, a nossa felicidade.
E porque Jesus é um pastor valente e corajoso, que por nós arriscou a vida, seguimo-lo todos os dias da vida. Confiamos verdadeiramente nele. Ele dá-nos a vida eterna.


Oração

Jesus, és o meu pastor.
Um pastor que me conhece
E me protege de todo o mal.
Por isso, eu te sigo.
Mas não é fácil seguir-te.

Sigo-te com todo o amor
Pelo caminho pedregoso
Em que é preciso perdoar,
Quando eu preferia
Ser violento e vingar-me.

Sigo-te com todo o amor
Pelo caminho estreito
Do meu trabalho a fazer
E pelo caminho cansativo
Da ajuda a prestar aos outros.

Sigo-te com todo o amor
Pelo caminho incómodo,
Onde é preciso o esforço
Para ir ter com os que sofrem,
Quando eu preferia
Ficar no meu comodismo.

Sigo-te com todo o amor
Por todos os caminhos,
Mesmo indo contra a corrente.
Assim conhecerei o bem-estar,
A amizade, a alegria e a paz.

E como tu, Jesus Bom Pastor,
Quero ser como o Bom Pastor
Para os que precisam de mim,
Sobretudo para com os que sofrem,
Sendo sinal vivo de ti no mundo,
Dando a todos vida em abundância.





Sem comentários:

Enviar um comentário