terça-feira, 27 de julho de 2010

Bíblia

Bíblia Sagrada

(13 crianças ou 13 pares com suas Bíblias em mãos levantadas)


B - Eu sou o "B" da Bíblia Sagrada.

I - Eu sou o "I" do ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.

B - Eu sou o "B" de boca para anunciar a palavra a Deus.

L - Eu sou o "L" de levar a boa nova de Jesus a todos os povos.

I - Eu sou o "I" de irmãos unidos levando a Bíblia ao mundo.

A - Eu sou o "A" de avançar sem recuar e a Bíblia levar.


S - Eu sou o "S" de Santidade.

A - Eu sou o "A" de Alegria.

G - Eu sou o "G" de Grandeza.

R - Eu sou o "R" de Resposta.

A - Eu sou o "A" de Arrependimento.

D - Eu sou o "D" de Divindade.

A - Eu sou o "A" de Amor.

(Todos dizem em voz alta)

BÍBLIA SAGRADA.




Livro Sagrado - Bíblia

Personagens:
Menino
Menina
Jovem
Dr. Tudo Sabe
Dra. Sabe tudo

Música: (à escolha)

(Entram dois personagens...)

Menino - Num distante lugar, onde não sorriam os lábios.

Menina - Onde não brilhavam os olhos.

Menino - Onde não cantavam as vozes.

Menina - Havia uma pessoa...

Menino - Passava a maior parte de sua vida a pensar.

Menina - Já pensara sobre tudo: o sol... a lua... a terra... as árvores...

Menino - Só não pensara sobre a sua própria vida.

Menina - Quando o fez pela primeira vez, entrou em depressão.

Menino - Percebera que, até então, havia sido um inútil.

Menina - Um inútil.

Música: (à escolher)

(Entra o jovem e senta-se. Em seguida, entram o Dr. Tudo Sabe e a Dra. Sabe Tudo. O jovem levanta-se e começam o diálogo.)

Dr. Tudo Sabe: O que fazes aí, com um olhar tão preocupado?

Dra. Sabe Tudo: Não tens nada para fazer?

Jovem: Faço aquilo que sempre fiz: pensar. Só que, de tanto fazê-lo, tornei-me um inútil.

Dr. Tudo Sabe: É... é verdade sim… pensar demais não é muito bom. (Senta-se)

Dra. Sabe Tudo: (Senta-se) Minha mãe já dizia: “quem pensa não casa, quem casa não pensa”.

Jovem: O meu caso não é esse...

Dr. Tudo Sabe: Mas nós...

Dra. Sabe Tudo: Mas nós sempre temos resposta para todos os problemas.

Dr. Tudo Sabe: Isso mesmo, jamais erramos!

Jovem: Mas, afinal, quem são vocês?

Dra. Sabe Tudo: Dr. Tudo Sabe e eu a Dra. Sabe tudo!

Dr. Tudo Sabe: Ao seu dispor caro jovem!

Jovem: Meu problema é existencial. Tudo começou quando passei a reflectir sobre a miséria do mundo.

Dra. Sabe Tudo: Ah, os pobres… são a causa do teu problema?

Dr. Tudo Sabe: Simples! Mata-os a todos e o teu problema acabará.

Jovem: Isso não resolveria nada! Comecei também a observar a falta de fé, que a cada dia diminui nas pessoas. As igrejas cada vez com menos gente...

Dra. Sabe Tudo: Claro, claro! Para acabar com as igrejas basta fazer uma coisa.

Dr. Tudo Sabe: Sim, sim… Explodi-las todas.

Jovem: Calem-se… Vocês não estão ajudando em nada.

Dra. Sabe Tudo: Deixa-me lá ver! Quem sabe um dos nossos livros te vai ajudar!

Dr. Tudo Sabe: Temos aqui um livro de química, matemática, um de geografia, história, uma bíblia...

Jovem: Uma bíblia? Deixa cá ver. Alguém já me falou sobre este livro...

Dra. Sabe Tudo: Gostas-te? Podes ficar com ele.
Olha, nós temos que ir andando (levantando).

Dr. Tudo Sabe: Qualquer problema, chama o Dr. Tudo Sabe e a Dra. Sabe Tudo. E nós resolveremos o teu problema.

Jovem: Obrigado pelo presente, muito obrigado mesmo.
...(à parte) ...São um pouco loucos, mas muito simpáticos.

(O Jovem senta num canto e fica lendo a bíblia.)

Música: (à escolher)

(Retornam os Personagens 1 e 2)

Menino - Aquele livro não mudou a vida do Jovem da noite para o dia.

Menina - Porém, ajudou-o a tomar uma decisão.

Menino - A decisão de ser resposta para muitos dos problemas no mundo.

Menina - E tudo a partir de uma mensagem que ele leu em certo momento:

Jovem: (Na frente, com a Bíblia) “Se queres ser perfeito, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me!”.

Música: (à escolher)

(Durante a música, a bíblia é colocada num lugar de destaque. Se for à noite, seria bom focalizar uma luz para ela. Em seguida, apresenta-se o jogral que segue.)

Menino - Não parece estranho que uma nota de 5 euros é tão grande quando ajudamos um pobre, mas tão pequena quando gastamos no café?

Menina - Não parece estranho que 45 minutos servindo a Deus na Missa dominical é tão demorado, mas tão rápido quando assistimos a um jogo de futebol?

Jovem: Não parece estranho que uma hora na igreja é interminável, mas passa tão rápido quando assistimos a um filme de duas horas?

Menino - Não parece estranho como na maioria das vezes as pessoas procuram os bancos da frente para mostrarem-se, mas colocam-se sempre nos últimos bancos quando vão à igreja?

Menina - Não parece estranho como temos tão pouco tempo para ler e meditar um capítulo da Bíblia, mas não falta tempo para ler 100 páginas de um romance popular ou ver a telenovela que está na moda?

Jovem: Não parece estranho quando não encontramos palavras para rezar, mas temos sempre palavras na ponta da língua quando se trata de falar dos outros e de os criticar?

Menino – Não parece estranho quando enviamos piadas por e-mail através do computador ou do telemóvel, mas não temos coragem de enviar mensagens que podemos ir buscar ao Evangelho?

Menina – Não parece estranho quando exigimos ao bispo que envie um padre para a paróquia, mas as famílias não estão interessadas em que um filho vá para o seminário?

Jovem - Não parece estranho a facilidade com que acreditamos nas revistas, jornais e na televisão, mas questionamos sempre o que afirma a Bíblia?

TODOS: Mas nós acreditamos seguramente na Bíblia. Ali (apontando para a Bíblia) estão as palavras da vida. Ali está o Caminho, a Verdade e a Vida.

Música: (à escolher)

(Entram todos os participantes e despedem-se do público.)

Sem comentários:

Enviar um comentário