sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal do Senhor



Habitou entre nós - Celebrar

O Evangelho de S. João não narra o nascimento de Jesus com as figuras do presépio. Diz-nos numa linguagem difícil coisas muito importantes sobre Jesus. Uma delas é que Ele “habitou entre nós”.

O antigo povo de Israel passou muito tempo a caminhar pelo deserto. Eram nómadas. Conduziam os seus rebanhos de ovelhas, de cabras e de camelos de oásis em oásis. Habitavam em tendas de campanha erguidas com uma grande cobertura escura feita de pele de cabra. Chamavam, por isso, a essas tendas “beit sha’ar” que significa “casa de pêlo”. Tinham uma vida dura e austera.
Os primeiros cristãos que conheceram Jesus estavam convencidos que Deus em pessoa tinha levantado a sua tenda no meio do seu povo. Já não estavam sozinhos nas dificuldades.
Deus estava a seu lado, como um entre outros.

Alegria, paz, vida, libertação, justiça: vale a pena que nós, cristãos, proclamemos uma mensagem de alegria e de bênçãos que nos chegam de Deus nesta festa do nascimento do seu Filho.


Evangelho (Lc 2, 15-20)

Quando os Anjos se afastaram dos pastores em direcção ao Céu começaram estes a dizer uns aos outros: «Vamos a Belém, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer».
Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram Maria e José e o Menino ditado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam.maria guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração.






Oração

Senhor, tu foste o Bom Pastor em meio aos pastores de Belém. Tu eras dos seus.

Juntos partilháveis a sabedoria e a alegria na procura da ovelha perdida, na cura das feridas, no colocar aos ombros o cordeiro débil e enfraquecido, na procura de pasto fresco para o rebanho, na sua defesa contra animais selvagens.

Senhor, ensina-nos a ajudar a quem sofre e não aguenta mais.
Pinta os nossos rostos com o arco-íris do sorriso.

Abre os nossos olhos para que saibamos descobrir-Te na simplicidade deste Natal.




Sabias que…

Belém

A cidade de Belém fica a uns 7 quilómetros de Jerusalém. O seu nome significa “cidade do pão” porque é o último lugar, antes do deserto, em que se cultiva trigo.
Em Belém nasceu o rei David, o primeiro messias (rei que ajudou o povo).
Recordar que Jesus nasceu em Belém, é afirmar que Ele é o Messias.


Sem comentários:

Enviar um comentário