quinta-feira, 10 de março de 2011

1º Domingo da Quaresma (ano A)



Num grupo de catequese ou numa eucaristia para crianças e adolescentes, antes do Evangelho pode haver um pequeno diálogo de “serpentes” e depois de um breve silêncio ou cântico ler o Evangelho apropriado.

(As serpentes podem ser de papel, pano ou de outro material. Pode-se utilizar os braços para fazer de serpentes. Outra forma e talvez mais original é colocar as serpentes em três lugares diferentes do corpo, como no coração, nas mãos e ao pescoço)

Serpente 1 – Porque dás ouvidos a Deus?
Deixa-te de histórias e faz o que te apetecer!

Serpente 2 – Não sejas parvo. Faz o que te der na cabeça.
A vida é dois dias!

Serpente 3 – Essa história de Deus é uma fábula.
Prova e vais ver que não acontece nada.
Estás a ver?...
Deus não existe. Não faças caso!

Voz off – Então abriram-se-lhes os olhos e deram-se conta que estavam nus, de que tinham desobedecido a Deus, de que Deus tinha razão e não a serpente. Tinham sido enganados.

Todos(grupo de catequese ou assembleia que assistem)
Tem misericórdia, meu Deus, pela tua grande bondade, pela tua imensa compaixão apaga a minha culpa, lava-me de toda a iniquidade, limpa-me do meu pecado.

Pois eu reconheço a minha culpa, tenho sempre diante de mim o meu pecado: contra Ti, só contra Ti eu pequei, cometi o mal que aborreces.

Ó Deus cria em mim um coração puro, renova-me por dentro com espírito firme; não desvies de mim o teu rosto, não me retires o teu Santo Espírito.

Dá-me de novo a alegria da tua salvação, e cria em mim um espírito generoso; ensinarei aos pecadores os teus caminhos, e eles hão-de voltar para Ti.

Voz off – Porque é que não provas, pelo menos uma vez?
Uma vez não são vezes. Prova, que nada te acontecerá.
Então, abriram-se-lhes os olhos.
Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Vai-te Satanás, porque está escrito: adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele prestarás culto.


(Cântico ou Silêncio)


Evangelho de S. Mateus 4, 1-11


Meditar
Jesus foi forte.
Apoiou-se na Palavra de Deus e conseguiu resistir às tentações.
Nós também somos tentados. São tentações diferentes das que Jesus teve. Mas também a ti, a mim, a nós o tentador convida ao caminho mais fácil.
Se recordares que Deus te ama sempre, como a Jesus, vais resistir.
Se te apoiares na força da Palavra de Deus, vais superar os desafios.


Oração
Senhor, eu sei que tu estás sempre perto de mim.
Tu me dás força nos momentos difíceis.
Tu me dás luz quando estou às escuras.
Tu me dás alegria quando desanimo.
Fica do meu lado e ajuda-me a ser forte.
Contigo, vou resistir às tentações e ao mal.


... … Palavras Importantes do Evangelho … …

Quarenta – É um numero simbólico com muita tradição na Bíblia. Jesus fica quarenta dias no deserto. É um tempo longo. É um tempo especial de encontro com Deus. É um tempo para reflectir, rezar e tomar decisões fortes.

Deserto – O deserto é um lugar sem vida. Mas ao longo da história de Israel foi no deserto que Deus e o povo fortaleceram a sua aliança. Jesus vai para o deserto e é neste lugar sem vida que Ele vai amadurecer o seu compromisso pelo Reino e pela vida em abundância para todos.

Diabo – No deserto Jesus encontra-se com essa figura estranha do diabo, do tentador. Jesus vai ter de escolher entre o caminho fácil que o tentador Lhe propõe e o caminho do bem e da vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário