quarta-feira, 16 de março de 2011

2º Domingo da Quaresma (ano A)



O Evangelho da Transfiguração é um dos “clássicos” da Quaresma. Aparece todos os anos, tal como acontece com o Evangelho das tentações (1º domingo da Quaresma). De certa forma, colocado no segundo Domingo da Quaresma, está a apontar-nos para a meta do caminho: depois dos sofrimentos, o que espera a Jesus é a Ressurreição.

(Num grupo de catequese ou numa eucaristia para crianças e adolescentes, antes do Evangelho pode haver o seguinte diálogo, seguido de um breve silêncio ou cântico antes do Evangelho).

Voz off – Sai da tua terra, deixa a tua segurança e arrisca-te: vou mostrar-te uma nova terra!

Voz 1 – Tenho medo.

Voz 2 – Quero fazer as coisas com segurança.

Voz 3 – Tenho de elaborar um bom projecto.

Voz 4 – Isto é uma loucura.

Voz 5 – Preciso das coisas claras, conhecer o destino.

Voz off – Sai da tua terra, deixa a tua segurança e arrisca-te: vou mostrar-te uma nova terra!

Voz 1 – Explica-me um pouco melhor de que se trata.

Voz 2 – Os meus pais dão-me segurança; não os vou deixar sozinhos.

Voz 3 – Ainda não estou preparada.

Voz 4 – Não me apetece nada, eu estou muito bem como estou.

Voz 5 – Porquê eu? E os outros?

Voz off – Sai da tua terra, deixa a tua segurança e arrisca-te!
Serei o teu companheiro de caminho. Eu te abençoarei.

Vozes 1 a 5 – Nós confiamos no Senhor: Ele é o nosso escudo e protecção.

Voz off – Sai da tua terra e vai para onde eu te indicar.
Toma parte no trabalho do Evangelho conforme a graça que o Senhor te conceder.
Como é bom estar ao teu lado.
Este é o meu Filho muito amado. Escutai-O.

(Cântico ou Silêncio)


Evangelho de S. Mateus 17, 1-9


Meditar
O que é isso de escutar Jesus?
É conhecer a sua Palavra, procurar entendê-la e pô-la em prática.
É rezar melhor e tornar-se mais próximo de Deus.
É aprendermos que também nós somos filhos amados de Deus.


Oração
Senhor Jesus, em Ti vemos o rosto belo de Deus.
Quando estamos perto de Ti, sentimos o teu amor que nos dá força e esperança.
Quando estamos perto de Ti, a tua luz ilumina a nossa vida.


... … Palavras Importantes do Evangelho … …

Monte – Jesus convida os seus amigos para rezar no alto de um monte.
Na Bíblia, os montes são lugares especiais onde Deus se mostra e fala com as pessoas.

A voz – É a voz de Deus, que fala para os discípulos e para nós.
Que diz quem é Jesus: o filho a quem Ele ama, e que nos convida a escutar Jesus.

Transfigurou-se – Na oração, os amigos de Jesus vêem o seu verdadeiro rosto. O rosto do Filho de Deus, cheio de luz.




Sem comentários:

Enviar um comentário