quinta-feira, 7 de abril de 2011

5º Domingo da Quaresma (ano A)



Aproximamo-nos do fim da Quaresma.
O Evangelho do 5º domingo da Quaresma coloca-nos face ao poder de Deus.
Depois da água (Terceiro Domingo), da luz (Quarto Domingo), é-nos apresentada a vida no sinal da ressurreição de Lázaro. O baptizado é aquele que passa de um estado de vida de pecado, de desconhecimento de Deus, para a vida nova inaugurada na Ressurreição de Cristo.

(Num grupo de catequese ou numa eucaristia para crianças e adolescentes, antes do Evangelho pode haver o seguinte diálogo, seguido de um breve silêncio ou cântico antes do Evangelho).

Túmulo 1- Desta minha situação, preso aos meus caprichos, a Ti clamo, Senhor.

Grupo de crianças – Senhor, escuta a minha voz. Estejam os teus ouvidos atentos à voz da minha súplica.

Túmulo 2- Desta minha situação, preso à superficialidade, a Ti clamo, Senhor.

Grupo de crianças – Senhor, escuta a minha voz. Estejam os teus ouvidos atentos à voz da minha súplica.

Túmulo 1- Desta minha situação, arrastado pela corrente dos outros, a Ti clamo, Senhor.

Grupo de crianças – Senhor, escuta a minha voz. Estejam os teus ouvidos atentos à voz da minha súplica.

Túmulo 2- Desta minha situação, atado pela preguiça e pela apatia, a Ti clamo, Senhor.

Grupo de crianças – Senhor, escuta a minha voz. Estejam os teus ouvidos atentos à voz da minha súplica.

Voz off – Do Senhor nos vem a misericórdia.
Do Senhor nos vem a salvação.
Esperai no Senhor.
Esperai na sua palavra.

Túmulos – Do fundo de nós mesmos, a Ti clamamos, Senhor.

Voz off – “Arrancar-vos-ei dos vossos sepulcros”.
“O que não tem o Espírito de Cristo, não é de Cristo”.
“Se acreditares, verás a glória de Deus”.

(Cântico ou Silêncio)



Evangelho de S. João 11, 1-45


Meditar
É significativo o diálogo de Jesus e Marta. No intercâmbio, Marta vai entrando, conduzida por Jesus, na experiência da fé.
Pelas suas palavras note-se como no coração de Marta se misturam a fé e a desilusão face à pessoa de Jesus.
Mas o mais importante é que à sua experiência de fé lhe falta ainda um conhecimento mais profundo daquilo que Jesus lhe pode oferecer.
Por isso Marta não consegue conectar a sua fé na ressurreição dos mortos no último dia: Eu sei que ressuscitará na ressurreição do último dia (11, 24), afirmação comum entre os israelitas, com a fé actual na mesma pessoa de Jesus.
A dupla convicção de Marta que por duas vezes repetiu “eu sei”… “eu sei”… dá azo a que Jesus lhe mostre aquilo em que se deve acreditar.
É isto em que se deve acreditar: que a ressurreição provém da própria pessoa de Jesus e não de uma expectativa aberta ao futuro incerto (11, 25-26).
Ao perguntar-lhe: Acreditas nisto? Jesus inicia-a já na experiência da ressurreição, porque conforme as suas próprias palavras: O que crê em Mim… viverá, e este “viver” e “crer” em Jesus é a garantia da ressurreição. Marta, então chega à fé: compreende e faz uma profissão de fé de altíssimo nível: Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, Aquele que devia vir ao mundo (11, 27).

Depois de proclamar ao mundo a sua unidade perfeita com o Pai, Jesus pronuncia solenemente o imperativo: Lázaro, sai cá para fora! Esta é a palavra que todo o crente escuta ao sair da fonte baptismal e que o faz passar da antiga vida a uma nova existência; é a palavra que todo o crente escutará no fim desta vida: É chegada a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão… (5, 28-29).


Oração
Amigo Jesus, eu sei que Tu és o enviado de Deus.
Eu sei que Tu és a ressurreição e a vida.
Eu sei que quem confia em Ti nunca andará triste.



... … Palavras Importantes do Evangelho … …

Lázaro, Marta e Maria – Eram três irmãos de quem Jesus era muito amigo. Com frequência parava em casa deles.

Túmulo – Os judeus não punham os mortos em caixões, debaixo da terra, como nós fazemos. Embrulhavam o morto em faixas de pano e colocavam-no em túmulos cavados na rocha e tapados com grandes pedras.

Cristo – É uma palavra que quer dizer “ungido”, marcado por Deus. em hebraico diz-se “Messias”. Maria reconhece que Jesus é o Messias, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.





Sem comentários:

Enviar um comentário