quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sabias que... Quaresma


Sabias que o tempo Quaresma (em latim, Quadragésima) tem como origem o número quarenta, que se refere aos quarenta dias que antecedem os grandes dias das solenidades pascais?

Sabias que a simbologia dos quarenta dias é inspirada em numerosos factos da Escritura?
Os quarenta anos que o povo de Israel passou no deserto, os quarentas dias que Moisés passou no monte Sinai, os quarenta dias do dilúvio universal, os quarenta dias que Elias caminhou no deserto e, finalmente, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua vida pública, e os quarenta dias que decorrem entre a Ressurreição e a Ascensão do Senhor?

Sabias que, na realidade a Quaresma conta quarenta e quatro dias, já que no inicio, a Quaresma começava no 1 Domingo e só no final do século V foi antecipada para a Quarta-feira de Cinzas?

Sabias que na tradição oriental, os Domingos não contam como tempo de Quaresma?

Sabia que a base das atitudes quaresmais é a esmola, a oração e o jejum, inspirados no texto de Mt 6, 1-18 e que este texto é lido logo no inicio da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas?

Sabias que este texto de Mt 6, 1-18 se inclui no grande Discurso da montanha, e que inclui o centro de todo o Discurso, que é a oração do Pai-Nosso?

Sabias que a prática do jejum quaresmal estava reservada aos catecúmenos que se preparavam para receber o Baptismo na Vigília Pascal e que, pouco a pouco, se foi estendendo a toda a comunidade cristã?

Sabia que a prática do jejum não tem apenas um carácter penitencial, mas também espiritual e iluminativo, isto é, possibilita que o cristão, através do jejum, se possa abrir mais ao sentido espiritual da Quaresma, da relação com Deus e da conversão da sua vida?

Sabias que, na sua Mensagem para a Quaresma de 2009, o Papa Bento XVI alertava para o facto que o jejum não deve ser entendido apenas como uma medida terapêutica de curar o próprio corpo, mas «é em primeiro lugar uma “terapia” para curar tudo o que nos impede de nos conformarmos com a vontade de Deus»?

Sabias que a prática do jejum está intimamente ligada com a prática da esmola e do serviço aos outros, sobretudo os mais pobres, uma vez que ambos fazem ressaltar a necessidade de evitar o supérfluo e partilhar com os que nada têm?

Sabias que a imposição das cinzas se começou a fazer, nos finais do séc. V, na quarta-feira antes do primeiro Domingo da Quaresma aos penitentes que se preparavam para a reconciliação na Vigília Pascal, e que, pouco a pouco, se estendeu a toda a comunidade?

Sabias que o convite essencial da Quaresma é a revisão da própria vida à luz de Cristo e do seu Evangelho, e as implicações que isso tem na vida de cada cristão?

Sabias que o tempo de Quaresma é essencial para a conversão a Cristo e ao seu modo de vida, e que um dos meios privilegiados para esta conversão é a celebração do sacramento da reconciliação, como sinal de mudança de vida a partir do imenso perdão de Deus Pai?

Sem comentários:

Enviar um comentário