segunda-feira, 2 de maio de 2011

João Paulo II



O dia 1 de Maio de 2011 foi a data escolhida para a beatificação de João Paulo II, 6 anos apenas depois da sua morte. É maravilhoso ver um Papa que todos conhecemos a ser proposto como modelo de santidade.

Karol Wojtyla nasceu em Wadowice (Polónia) a 18 de Maio de 1920.
A sua mãe faleceu tinha ele apenas 9 anos. O seu irmão Edmund também morreu tinha ele 12 anos. Ficou sozinho com o pai, um militar.

Terminados os estudos secundários, matriculou-se na Universidade de Cracóvia. Passados alguns meses, a Polónia foi ocupada pelos nazis, que fecharam a universidade. O jovem Karol foi trabalhar para uma pedreira e depois para uma fábrica química, a fim de ganhar a vida e não ser deportado para a Alemanha.


Padre, Bispo e Papa

A partir de 1942, tinha ele 22 anos sentiu que a sua vocação era ser padre.
Frequentou o seminário clandestino e foi ordenado a 1 de Novembro de 1946. Foi depois para Roma, onde se doutorou em teologia.

Regressou à Polónia onde exerceu o seu apostolado como capelão dos universitários, que muito o amavam. Foi também professor universitário.

Foi nomeado Bispo por Pio XII, em 1958. Quando recebeu a noticia, encontrava-se com os seus jovens num acampamento.

Paulo VI, em 1964, nomeou-o arcebispo de Cracóvia. Foi eleito cardeal em 1967. Entretanto, participou activamente no Concílio Vaticano II.

Foi eleito Papa a 16 de Outubro de 1978 e escolheu o nome de João Paulo II, em homenagem ao seu antecessor. O seu pontificado foi um dos mais longos da história da Igreja e durou quase 27 anos.

Realizou 104 viagens apostólicas fora de Itália.
O seu amor aos jovens levou-o a iniciar em 1985, as Jornadas Mundiais da Juventude. Nas 19 edições das JMJ celebradas durante o seu pontificado reuniram-se milhões de jovens de todo o mundo.

Promoveu o diálogo com os judeus e com os representantes das outras religiões, convocando-os para encontros de oração pela paz, especialmente em Assis.

João Paulo II era muito amigo de Fátima. Veio a Portugal agradecer a Nossa Senhora de Fátima o ter escapado a um atentado.
Veio também no ano de 2000 para beatificar os pastorinhos Francisco e Jacinta.

A 2 de Abril de 2005 disse «Deixai-me partir!» E ele partiu para o Céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário