domingo, 10 de julho de 2011

Palavras...



Narrador – Quais as palavras que, no tempo em que éreis crianças, ouvistes mais vezes?
Quais?
Escutai o que geralmente, se diz às crianças.

(Intervenção de dois ou vários jovens que, alternadamente, dizem as seguintes expressões:)

Está quieto – anda – mais de vagar – despacha-te – não toques – está com atenção – come tudo – lava os dentes – não te sujes – sujaste-te – está calado – já te disse para falares – pede desculpa – vem aqui – deixa-me em paz – vai brincar – não incomodes – não corras – atenção que podes cair – já te tinha avisado que caías – o mal é teu – nunca estás com atenção – não és capaz – és ainda muito novo – eu faço isso – vai-te deitar – levanta-te – faz-se tarde – diverte-te sozinho – cobre-te – não estejas ao sol – já te mandei sair do sol – não se fala com a boca cheia – cala-te – não sabes o que dizes…

Narrador – Estas as palavras que mais se ouvem.
Mas quais as palavras que nós mais gostaríamos de ouvir quando crianças?

(Intervenção dos jovens (ou pais caso este tema for utilizado numa reunião de pais), dizem as seguintes expressões:)

Amo-te – és lindo – sinto-me feliz por ti – falemos um pouco de ti – encontremos algum tempo para nós – como te sentes? – estás triste? – tens medo? – por que é que não te apetece? – és carinhoso – és terno – conta-me – o que é que experimentaste? - és feliz? – gosto de te ver a rir – podes chorar, se quiseres - estás aborrecido? – o que é que te faz sofrer? – o que é que te irritou? – podes dizer tudo o que quiseres – confio em ti – gosto de ti – agrado-te? – quando é que não te agrado? – escuto-te – estás enamorado? – que pensas? - gosto de estar contigo – sinto desejo de te falar – sinto desejo de te escutar – quando é que te sentes mais infeliz? – gosto de ti tal como és – é bom estarmos juntos – diz-me se me enganei – tenho orgulho em ti…

Narrador – Ao nosso lado há, certamente, pessoas adultas que ainda estão à espera dessas palavras que não ouviram quando crianças.
Se tratamos com tanta ternura os cães e os gatos de estimação, por que não nos comportamos assim com as pessoas?

Porquê?

Haverá alguém que saiba responder?


Sem comentários:

Enviar um comentário