quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2º domingo da Quaresma B





Evangelho S. Marcos 9, 2-10

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com ele para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-se diante dele.
As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear.
Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas; uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados.
Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado, Escutai-o».
De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles…




As palavras do Evangelho

Um lugar retirado
- Muitas pessoas seguem Jesus. Também os seus amigos. Por vezes, precisava de parar para reflectir e rezar. Como nós. Vai para um lugar retirado, um lugar tranquilo, longe da multidão, numa alta montanha.

Transfigurou-se
- Na montanha, os amigos de Jesus descobrem por um instante o seu verdadeiro rosto. O rosto do Filho de Deus. É para eles como uma luz. Mas esvaiu-se depressa. É preciso descer a montanha para continuar a marcha.

Uma voz
- Na montanha, os amigos de Jesus começaram a compreender quem é ele verdadeiramente. Não se encontrava sozinho. Deus ajudou-os por meio de uma voz misteriosa.








1 comentário:

  1. Muito obrigada por esta partilha. Ajudou-me imenso a preparar a reunião das "Estrelas Missionárias"

    ResponderEliminar